segunda-feira, 15 de julho de 2024

[REALITATE 1.5] Regras para Sniper/Atiradores

O infeliz incidente da Pennsylvania com o candidato a presidência Donald Trump me pôs a pensar em como funcionaria um sniper em REALITATE 1.5. Na página 32 do livro Básico da edição 1.5 fica estabelecido que a penalidade por distância é de -1 para cada 5 metros.

Segundo informações ele estava a cerca de 120m do alvo. O que daria, por essa métrica, -24 de penalidade. O valor por si - para quem conhece o sistema - já assusta.

Supondo que ele seja um atirador tão bom com rifle quanto a delegada Jordan Ewan (O Sopro/As Crônicas de Serra do Lago), com Scope (+3), Tiro Olímpico +2, rolando 23+2d6,

Se ele tirasse 7, um valor médio, o Força Básica de Ataque a Distância (FBAD) seria 30.

  • 30-24 = 6. Facilmente defensável.

Então refletindo sobre a inviabilidade de Snipers com essa métrica, proponho uma nova quantificação de distância.

Em distâncias curtas, pequenas distâncias são bastante impactantes em gerar dificuldade. A diferença entre acertar um alvo a 10m e outro a 15m. No entanto, em grandes distâncias, não há muita diferença entre acertar um alvo a 120m e 125m. De modo que é bastante razoável supor penalidades maiores também para diferenças maiores de distâncias.

Sendo assim, proponho a seguinte tabela para complementar a da página 32 do Livro Básico, que só vai até 16m.

Até os 30m a progressão pode ser igual.

  • 16-20m: -3
  • 21-25m: -4
  • 26-30m: -5

Aqui divergimos do dogma e passamos para redutores de 1 a cada 10m:

  • 31-40m: -6
  • 41-50m: -7
  • 51-60m: -8
  • 61-70m: -9
  • 71-80m: -10
  • 81-90m: -11
  • 91-100m: -12

Aqui divergimos novamente do dogma, e passamos a considerar -1 para cada 20m.

  • 101-120m: -13
  • 121-140m: -14

E assim sucessivamente. Caso na sua mesa o alvo esteja a 200m ou mais, basta dobrar novamente de 20 para 40, e de 40 para 80 para cada +100m.

Perceba como o trabalho do sniper fica mais eficiente: FBAD 30-13(penalidade) = 17

No caso da Penssylvania, Trump teria que fazer um teste de INT com observador (se tiver) pra ter direito a jogada de defesa. Aparentemente, ele falhou.

Então o atirador passou mas rolou dano baixo.

Mirar na Cabeça:

Sempre que você decide acertar alguém na cabeça em um tiro de longa-distância, você deve subtrair 5 do cálculo da Força Básica de Ataque a Distância (FBAD), par acrescentar esse 5 ao dano, fazendo assim do tiro mais letal.

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