terça-feira, 16 de julho de 2024

EPR - Empatia: Como ler mentes da forma certa? [REALITATE 1.5]

Olá, aventureiros do REALITATE 1.5! Hoje trazemos no EPR (El Pavés Rubro) uma atualização empolgante para o nosso sistema de RPG que promete trazer ainda mais profundidade e estratégia para suas campanhas. Estamos falando da substituição da antiga regra de "Ler Mentes" por uma nova e escalonável magia chamada "Empatia".

A Regra Antiga: Ler Mentes

Antes de explorarmos a nova mecânica, vamos relembrar como funcionava a antiga regra de "Ler Mentes" exposta na página 17 do De Res Arkanum:

  • Ler Mentes (Todas as Escolas, Nível 3, 3 pontos)
    • Descrição: Permite ao PJ ler os pensamentos de outras pessoas. Se ele tiver o poder Raciocínio Rápido, pode antecipar movimentos do adversário em combate. O mestre ou o PJ é obrigado a dizer o que vai fazer no próximo turno a quem usar.
    • Teste: Demanda teste de INT+NPM, resistível com RES-1.
    • Custo: 1 ENG.

A Nova Regra: Empatia

Para oferecer mais flexibilidade e possibilidades táticas, introduzimos a magia "Empatia", que pode ser ampliada conforme o personagem avança em níveis. Vamos aos detalhes:

Empatia (Nível 1, 1 ponto)

  • Descrição: No nível básico, permite ao jogador, ao custo de 1 ENG, saber através de uma aura ou de uma inserção mental, qual o estado emocional de uma pessoa. Descubra se ela está sentindo algo e qual é esse sentimento (tristeza, amargura, alegria, amor, etc).
  • Teste: Demanda teste de INT+NPM, resistível com RES.

Ampliação 1: Surrupiar Pensamentos (+50% Nível 2, 2 ENG)

  • Descrição: Com esta ampliação, disponível apenas a partir do Nível 2, o jogador consegue, pelo custo de 2 ENG, identificar o estado mental e emocional de uma pessoa e, além disso, roubar pequenas frases de pensamento.
  • Teste: Demanda teste de INT+NPM, resistível com RES.

Ampliação 2: Ler Mentes (+100% Nível 3, 2 ENG)

  • Descrição: No Nível 3, o jogador pode acessar a ampliação "Ler Mentes", ao custo de 2 ENG. Esta ampliação permite ler os pensamentos completos de uma pessoa, seguindo a mesma mecânica da regra antiga.
  • Teste: Demanda teste de INT+NPM, resistível com RES-1.
Somente a forma completa permite antever movimentos do adversário.

CONSTRUINDO ALEX CHEN (Life is Strange: True Colors)


Agora dá para brincar de Alex Chen de Life is Strange: True Colours


Como Poder, para poder criar a Alex Chen, recomendamos o uso do Metapoder "Modificador" (P.9 Livro Básico), use o Poder Telepatia (P.11 do Livro Básico) na forma que custa 4 slots como base.  Juntando Metapoder (-1) com Telepatia (4 slots) você adquire Surrupiar Pensamentos como Poder ao custo de 3 slots.

Como Poder o teste exigido para sua operação é de INT ao invés de INT+NPM. O jogador receberá um bônus de +2 caso gaste um turno (2 segundos) para concentrar-se no alvo. Observador confere um bônus de +1. Antecipação também concede +1.

Para Alex, consideramo-la uma personagem do Nível Heróico- conforme as regras da expansão "O Colégio dos Pioneiros", pois ela poderia perfeitamente se encaixar no universo de "As Crônicas de Serra do Lago/O Sopro". Alex pode ser construída dando 4 pontos ao jogador e permitindo até -4 em Peculiaridades.

Nível: 1 - Heróico-  Exp: 0 (4/-4)

FOR

HAB

INT

APA

RES

PV

ENG

PdA

4

4

5

6

57

7

1

Dano Básico

Justificativa

1d3

Protagonista

FBAC: 8+2d6

FBAD: 4+BdA+2d6

Defesa: 9+2d6

PODERES4slots:

Empatia (Telepatia Modificada) [3], Observador [1]


Peculiaridades:

-2) Trauma: Morte de Gabe Chen [Irmão] - Qualquer acontecimento que envolva lidar com a morte de Gabe Chen impõe um redutor de -2 em desfavor de Alex.
-1) Medo de Rejeição - Testes que envolvam Interação Social impõem redutores de -1 em desfavor de Alex.
-1) Segredo: Manter seu poder oculto. Qualquer teste que envolva se abrir e contar sobre o segredo demanda um teste de RES-1 em desfavor de Alex.


Conhecimentos:

Profissional (Leitura Corporal) 1 (+2 INT), Música 2 (+4 HAB).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

[ARK] DIÁRIO

 Diário de Arthur Reese Koller 2 de outubro A bomba caiu no café da manhã: estamos nos mudando pra uma tal de ilha Drauka. Litoral, mar, bri...