Da origem dos Orcs
A palavra Orc tem sua origem no latim Orcus, que era um dos títulos dado ao deus Plutão, senhor do mundo dos mortos. Segundo J. R. R. Tolkien, a palavra que ele se baseou para definir o termo Orc em suas obras, vinha do inglês antigo e derivava dos termos espírito mal ou fantasma. Os Orcs aparecem nas línguas germânicas e nos contos de fantasia medieval, descritos como criaturas horrendas e fortes, que habitam o subterrâneo e lutam contra as forças do bem, conceito este que foi popularizado nos romances do professor Tolkien e viriam a se tornar recorrente em jogos de RPG de mesa.
Em
Aventuras Fantásticas, segundo informações do bestiário Out Of The Pit (Saídos
do Inferno), os Orcs são tratados como a mais numerosa raça nociva enfrentada
por aventureiros. Eles estão praticamente em todos os lugares, entretanto,
preferem como já descrito, habitar os subterrâneos, São maiores que um Goblin,
contundo são um pouco menores que um humano. Possuem a pele em tons que vão de verde a marrom terroso, e geralmente estão vestindo restos de roupas e
armaduras de suas vítimas. Entre suas armas prediletas estão a espada
serrilhada, os chicotes, maças e lanças.
Orc guerreiro
Sentem
prazer no sofrimento alheio, incluindo membros mais fracos de sua própria raça,
seus covis estão sempre cheios de lama e mofo, e sua comida predileta é um
prato raro chamado de "Intestinos de Elfo em sangue de Gnomo". Todavia quando
esta iguaria Orc não pode ser consumida comem qualquer coisa como por exemplo,
sopa de rato ou surpresa de morcego cozido.
Orcs adoram fazer emboscadas
Os
Orcs não possuem registros de seus feitos ou cultura, exceto sob forma oral,
passadas de Xamã para Xamã, eles acabam por assassinar suas vítimas assim que
as encontra, o que torna ainda mais difícil alguém conseguir informações sobre
a sociedade dos Orcs.
Entretanto,
o feiticeiro místico Enstafilis Anaren de Shabak, conseguiu a alcunha de
especialista em Orcs após conseguir passar dois anos na mente de um sodado orc
das Terras Planas. Portanto todos os conhecimentos que teremos descritos aqui
devemos a ele.
Os
Orcs se intitulam filhos de Hashak, segundo o mito de sua criação, Hashak
tomara um pouco do barro mágico que a deusa Throff usava para criar os Anões,
ele moldou suas primeiras criações, elas chutavam e se contorciam quando Hashak
tentava segura-las, a esses seres ele deu o nome de Trolls, mas embora
despertassem o interessem do deus, ele as achou demasiadamente estúpidas e
horrorosas e por isso as escondeu nas montanhas, onde ninguém podia vê-los e
com isso ele não seria envergonhado. Contudo, o deus se sentiu solitário e
resolveu mais uma vez moldar outros seres, desta vez ele tomou mais cuidado nos
moldes e por fim surgiram criaturas que poderiam pensar e falar, a palavras que
os novos filhos de Hashak mais falavam era “Urk” e por isso ele decidiu que se
chamariam Urks.
Porém,
naquele dia, a deusa Throff voltou mais cedo de seus afazeres e encontrou
Hashak se divertindo com seus pequenos “Urks”. Ela ordenou que ele destruísse
imediatamente sua criação, e que devolvesse o barro mágico que ele havia
roubado. Hashak interpelou com chorou, mas de nada adiantou, porém fora
concedido a ele a oportunidade de se despedir de seus filhos antes de
destruí-los. Ele portanto, escondeu a maioria de seus “Urks” num canto escuro
do mundo e destruí alguns poucos juntando novamente ao barro mágico, e para que
Throff não notasse a falta do restante de massa ele adicionou terra comum do
jardim de Galana.
O
que Hashak não sabia é que vários senhores negros haviam colocado os olhos
sobre suas criações, eles então sopraram sobre as criações de Hashak o seu Mal,
e até os dias de hoje os Orcs estão corrompidos cm a maldição do Caos.
Da organização de sua sociedade e costumes
O poder supremo na sociedade orc
fica a cargo dos Xamãs, eles governam todos os assuntos espirituais e provêm os
elos diretos com os comandantes sobrenaturais das tropas do Mal e do Caos.
Enquanto os chefes tribais ficam imbuídos de deliberar sobre assuntos
corriqueiros como por exemplo, comer o anão capturado ou engorda-lo para
consumo posterior, os Xamãs têm assuntos muito mais importantes. É deles a
responsabilidade de contatar os senhores negros em rituais horrendos para
perguntar sobre o futuro. Eles utilizam meios estranhos para receber as
mensagens de seus líderes, como o caso da “elfomacia”, onde o Xamã Orc corta um
Elfo recém capturado e examina suas entranhas à procura de sinais, outro meio
bastante estranho é quando jogam ao ar, quatorze baratas, cada uma marcada com
uma runa, para ver a mensagem que elas soletram quando caem.
Xamã Orc
Existem três prazeres na vida
de um Orc, comer, beber e lutar. O primeiro é muito fácil de ser satisfeito,
visto que os Orcs comem qualquer coisa que possam pegar e colocar em sua boca.
Se eles não conseguem carne para comer podem acabar se alimentando de qualquer
coisa, vegetais, madeira, pedras e sujeira. Eles possuem um segundo estomago
que é capaz de digerir até mesmo objetos muito duros, por isso se um Orc for
mantido como prisioneiro por muito tempo, ele mesmo pode literalmente comer seu
caminho para liberdade. Todavia, quando comem uma refeição muito pesada acabam
por entrar em um estado sonolento, e por isso Orcs que tenham comido suas
cadeias quase sempre são recapturados próximos a elas adormecidos.
Os Orcs não são canibais e por
isso não comem outros de sua raça, mas acreditam que quando um Orc morrem ele
deixa de ser Orc e por isso pode ser comido. Eles também não se alimentam de
mortos vivos por acreditarem que uma refeição dessas não satisfaça sua fome.
Os Orcs acreditam que são os
melhores mestres cervejeiros. A cerveja Orc é extremamente potente, sendo
encarada pelos humanos como veneno, pois seu consumo pode levar a morte
instantânea. A cerveja Orc é guardada em barris forrados com chumbo para evitar
a corrosão da madeira.
Você teria coragem de beber a cerveja Orc?
Como entretenimento os Orcs
desenvolveram dois jogos, o “Joelhos de Orc” e “Passe o Escravo”. No primeiro o
jogo é disputado por dois times com quatro jogadores, o campo é um grande
círculo dividido ao meio por uma rede, é jogado com uma bexiga de porco ou
Troll inflada, ou ainda a cabeça de um Anão. O jogo começa com um Orc chutando
chutando a cabeça sobre a rede, e daí em diante os Orcs precisam devolvê-la
somente usando seus joelhos ou cabeça, se a bolsa sair do círculo, o lado que
não bateu nela ganha um ponto, se a bola cair dentro do círculo o time que
bateu na bola ganha um ponto, o time que fizer sete pontos ganha o direito de
comer um jogador do time adversário, o jogo acaba quando restar apenas um
jogador em um dos times.
Em Passe o Escravo, um
prisioneiro humano ou Anão é amarrado em um trouxa e chutado, jogado, quicado e
empurrado para cima e para baixo em um campo, por até oito ou dez times de
tribos diferentes. A trouxa com o prisioneiro tem que ser conduzida até um
pequeno fosso e depositado lá dentro com o prisioneiro ainda vivo,
contabilizando um gol.
De sua organização militar
Moral
e organização em campo de batalha é um grande problema para os Orcs, a menos
que sejam liderados por algum capitão com um bom estalar de chicote, ou
feiticeiros muito carismáticos e malignos, que geralmente são guerreiros
bastante enérgicos.
Formação de batalha Orc
Os
Orcs podem marchar muito rápido, podendo cobrir várias légua e ainda chegarem
aptos para o combate. Seus batedores geralmente mantêm uma hora de marcha a
frente das tropas e seu dever é deixar a estrada livre para a passagem das
tropas. Atrás dos batedores vêm as linhas de frente divididas em batalhões
liderados por um porta bandeira, logo atrás vem os chefes carregados por
escravos e cercados por meio batalhão que serve de defesa para retaguarda. Por
onde quer que marchem, levam medo, destruição e morte.
Silas Alves
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