terça-feira, 10 de março de 2020


Entrevista com Athos Beuren concedida ao Blog RPG Ultimate.



  • RPG Ultimate - Qual foi sua primeira inspiração para escrever?


Athos Beuren - Escrever foi uma maneira que encontrei de registrar e poder compartilhar as histórias que inventava quando criança. Com a leitura e a descoberta de um mundo de fantasias que, através de palavras, coloria a imaginação, foi uma experiência incrível. Depois, foi em uma livraria, onde me deparei com a coleção Aventuras Fantásticas. Eu tinha 8 anos e já gostava bastante de ler e escrever, além de jogar videogame. Ler um livro interativo, onde o leitor se transformava no personagem principal da história e podia fazer suas próprias escolhas, foi uma experiência incrível. Imediatamente eu tive vontade de escrever histórias desta maneira, pois era um meio de criar meus próprios jogos de videogame usando a literatura.


  • RPG Ultimate - Quando você se deu conta de que escrevia bem e que valia a pena divulgar seus escritos?

 
Athos Beuren - Na verdade, eu comecei escrevendo em sala de aula e no meu tempo livre. Fazia histórias interativas para jogar e me divertir com meus colegas e amigos. Meus pais e professores acompanhavam esta produção diferenciada e, quando acumulei várias histórias, veio a sugestão de lançá-las como uma coletânea de aventuras. Inicialmente seria um livro para a minha turma da escola, mas o projeto acabou tomando outra dimensão. Em 1997, quando tinha 10 anos de idade, lancei meu primeiro livro na Feira do Livro de Porto Alegre. Este primeiro livro, Viver ou Morrer - Esta é a Jogada, foi agraciado com o Prêmio Açorianos de Literatura (um dos principais prêmios culturais do Rio Grande do Sul).


  • RPG Ultimate - Qual a maior dificuldade encontrada por escritores no mercado do RPG nacional?


Athos Beuren - O início da jornada não é fácil. Sem sorte, pode levar bastante tempo para ter seu material avaliado por um bom editor ou para surgir a primeira oportunidade de publicá-lo em uma plataforma de maior relevância/visibilidade – e isso muitas vezes não tem a ver com qualidade, mas com a demanda gigantesca que os profissionais da área têm seu dia a dia. Entretanto, esta é a fase onde podemos aprender mais rápido com feedback, qualificando o material para aumentar as chances de sucesso. Quanto mais preparados estivermos, mais capazes seremos de aproveitar as oportunidades quando elas surgirem.


  •  RPG Ultimate - Você possui outros projetos literários além dos livros-jogos?


Athos Beuren - Em 2019 publiquei um livro de poesia, excertos remanescentes de outra época da vida que se uniram para criar uma história de escuridão. Chama-se Engasgo.


  • RPG Ultimate - Tem algum sistema de RPG favorito? Qual?


Athos Beuren - Tenho um grande apreço pela mecânica de D&D e pela diversidade de Tormenta. Admiro a arte e a "lore" de Magic, The Gathering e me encanta a imersão dos livros-jogos. Ainda assim, uso meu sistema próprio para jogar no dia a dia. Ele não é melhor que nenhum outro, mas é feito sob medida para recepcionar jogadores de primeira viagem – e sempre convido um ou dois a cada nova campanha. Join the Dark Side!


  • RPG Ultimate - Há algum personagem ou escritor que tenha lhe marcado?


Athos Beuren - Acredito que o mundo seria muito mais entediante sem Ian Livingstone e suas Aventuras Fantásticas. Ele e os personagens de suas histórias me cativaram e apontaram a direção na qual sigo até hoje. Ian Livingstone, o mago Yaztromo e vilões memoráveis como Malbordus e Zanbar Bone.


  • RPG Ultimate - Teremos novos livros de Athos Beuren?


Athos Beuren - Com certeza! Todo ano sai algo novo. Em 2020, pretendo publicar o segundo livro da série infantil Primeiras Aventuras (cujo primeiro título foi O Fantasma do Relógio). Também estou trabalhando em novidades para o universo de Tormenta, na edição expandida do Viver ou Morrer - Volume 2 e outros projetos paralelos.


  • RPG Ultimate - Qual sua recomendação ou conselho para jovens escritores de RPG?


Athos Beuren - Lembrem-se que uma das principais virtudes do verdadeiro herói é a persistência! A vida, assim como os jogos, é cheia de obstáculos – mas enfrentá-los nos dá experiência, nos faz crescer, subir de nível e, só assim, poderemos vencer os grandes desafios que nos separam do sucesso da missão!




Obras de Athos Beuren





A equipe do blog RPG Ultimate agradece ao Athos Beuren por nos atender com tanta presteza e educação.

Equipe RPG Ultimate




Nenhum comentário:

Postar um comentário

[ARK] DIÁRIO

 Diário de Arthur Reese Koller 2 de outubro A bomba caiu no café da manhã: estamos nos mudando pra uma tal de ilha Drauka. Litoral, mar, bri...