sábado, 14 de agosto de 2021

[Insular] Scarlett Red e Shaninkwa Spectre

Meus jogadores que conhecem bem o meu cenário já conhecem o nome dessas duas lendas das minhas mesas. De um lado a barda Scarlett Red, que dá as caras no heroísmo no ano 200 d.c e Shaninkwa Spectre, uma guerreira mercenária com um parafuso a menos, mas muito poderosa que quis o destino que se convertesse numa templária do vício e que fosse até as distantes terras de Elfium em busca da armadura de Pompeus. Abaixo, farei uma pequena linha do tempo da vida de ambas, pois elas se cruzam muitas vezes.

Linha do tempo:

  • 171 - Nasce Scarlett Red em Ática.
  • 179 - Scarlett Red começa a aprender a tocar banjo.
  • 180 - Nasce Shaninkwa Spectre em Prantera.
  • 181 - Scarlett começa a aprender a lutar com espadas.
  • 192 - Shaninkwa tranca seu padrasto assassino e estuprador no celeiro e coloca fogo nele.
  • 195 - Shaninkwa, já afamada por sua insanidade e força, faz sua primeira missão como mercenária.
  • 196 - Shaninkwa mata Kar-Opol, um bárbaro que liderava seu grupo de mercenários e toma a frente dele.
  • 198 - Scarlett Red começa suas viagens como barda tocando em tavernas e pubs.
  • 199 - Vladimir Capa-preta contrata os serviços de Shaninkwa para treinar seu exército pessoal.
  • 200 - Scarlett Red conhece o Monge da Virtude, Lukas, e acabam se envolvendo numa luta para a libertação de Trokbrokk das garras do mago Morovian. Após isso Scarlett Red se encontra com Shaninkwa Spectre pela primeira vez, na tentativa de golpe contra Kalak II por parte de Vladimir Capa-preta.
  • 201 - Scarlett Red e Lukas, como uma dupla de aventureiros, ajudam a resgatar o embaixador dos anões: Mjolnür, frustrando assim um grupo de elfos negros cultistas de Briac, o lendário grande dragão negro de cabeça dourada.
  • 202 - Shaninkwa Spectre, agora trabalhando solo como mercenária, conhece num desses acasos do destino Valentinus, que a leva até o "Espaço Espectral" e permite que ela viaje pelo multiverso, tendo indo para outros mundos e realidades.
  • 203 - Shaninkwa retorna de sua viagem multiversal e volta a vender seus serviços como mercenária.
  • 205 - Shaninkwa ajuda Ulfgaar Ironhammer a recuperar seu trono em Bogomil.
  • 209 - Scarlett Red ouve a pregação de Aslameru Ichté no Porto de Ática e se torna aslamerista, se mudando para A última fronteira, no retiro de Aslameru.
  • 212 - Shaninkwa Spectre, aliada do grupo de Hiddan, Hagnar, Konoha, Zed e Lucius, se envolvem nos eventos da Guerra da Entropia, escoltando Aslameru até a Assembléia Universal dos Fiéis da Virtude. Shaninkwa se consagra Templária do Vício, mas trai a Assembléia Universal dos Fiéis do Vício e derrota X pela primeira vez.
  • 213 - Scarlett Red recebe sua irmã no retiro de Aslameru para lhe auxiliar durante sua gravidez. Nesse ano nasce Danika Red, filha de Scarlett Red.
  • 215 - Shaninkwa estudando o poder do Vício se corrompe e começa a se opor aos Paladinos da Virtude e do Autor. Inicia por conta disso sua busca pela Tessa.
  • 218 - Scarlett Red deixa sua filha Danika sob os cuidados de sua irmã, Tristran, e sai pelo mundo em busca de aventura. 
  • 219 - Shaninkwa Spectre, já completamente corrompida pelo poder das Trevas finalmente descobre o paradeiro da Tessa no continente de Elfhium. Shaninkwa junta seu exército de mortos-vivos e mercenários para atacar Gnomia e o Forte Wellas.
  • 220 - Valentinus convoca Hiddan, Zed, Hagnar e Scarlett Red para impedir que Shaninkwa Spectre retirasse a Tessa da caverna na Montanha das assombrações. Após a luta, Scarlett Red vence e mata Shaninkwa. Scarlett, aos 49 anos, opta por continuar vivendo em Elfhium e se aposenta de sua vida de aventureira.

domingo, 1 de agosto de 2021

[Insular] Calendário e planeta.


Como explicado no livro básico de Insular, o planeta que dá nome ao cenário é um planeta pequeno que devido a um núcleo ultra-denso e bastante ativo é capaz de ter um campo gravitacional e magnético similar ao da Terra. Insular tem um satélite natural que é uma lua pequena com cerca de 750 km de diâmetro, mas que devido a efeitos de maré acabou se partindo em alguns pedaços sendo chamada pelos "insulanos" de "a lua quebrada", tal evento teria ocorrido a cerca de 12 mil anos atrás.

Outra informação pouco conhecida é que Insular orbita uma estrela pequena, uma anã vermelha, num sistema solar que só tem outros dois planetas além de Insular. Um que é 30% maior que Insular que fica mais próximo da estrela, sendo portanto, muito quente para abrigar vida chamado pelos halflings de Solaru e o terceiro planeta, um gigante gasoso fora da zona habitável, que está muito mais distante do sol que qualquer outro, que é Umbra segundo os estudos dos halflings.

Insular, assim como a Terra tem quatro estações e seu dia dura cerca de 24 horas. Mas diferentemente da Terra, Insular tem apenas 10 meses no ano, que é o tempo que o planeta leva para dar uma volta completa em torno de sua estrela. Os meses são:

1- Solaru ou mês da estrela - período em que o planeta Solaru fica visível dia e noite no céu como uma estrela. Nesse mês os elfos fazem a festa de início do ano que é quando Solaru atinge o zênite, que é o ponto mais alto do céu a festa dura cerca de 1 semana que é o tempo que Solaru ocupa essa posição na abóbada celeste.

2- Brisal - Mês dos ventos frios, marca o início do inverno no continente norte. Embora no sul seja verão, o mês devido ao poder da cultura élfica tem o mesmo nome.

3- Nevália - Mês mais frio do hemisfério norte. Marcado pelo período das nevascas.

4- Mornado - Mês que marca o fim do inverno e início da primavera no hemisfério norte. Nas regiões de clima temperado é a temporada das flores e nas regiões de clima polar e continental, marca o fim das nevascas e ocorrem apenas granizos e ventos frios, como em Brisal.

5- Buquê - Mês que é o auge da primavera, com muitas flores em regiões de clima temperado e temperaturas agradáveis em regiões de clima continental. Nas regiões tropicais tende a ser o mês mais chuvoso.

6- Oceano - Mês do oceano é o mês onde os dias começam a ficar quentes e soalheiros e é também o mês das marés altas, onde a lua quebrada fica mais próxima de Insular e, portanto, tem seu efeito gravitacional mais forte. Marca o início do verão.

7- Veraneio - Mês mais quente do ano no hemisfério norte, marca o auge do inverno no sul.

8- Mormaço - Marca o fim do verão no hemisfério norte e início do outono. 

9- Pomar - Auge do outono no hemisfério norte e auge da primavera no hemisfério sul. É o mês das frutas e é onde tende a ocorrer as festas da colheita.

10 - Umbra - mês em que Insular alcança o ponto mais distante em relação a sua estrela. Os dias ficam menos luminosos e começa a queda de temperaturas. No fim do mês Solaru já começa a ficar visível no horizonte. Marca o fim do outono no hemisfério norte, também chamado de mês das folhas vermelhas, onde os humanos aslameristas comemoram o aparecimento de Aslameru no extremo-sul com o ritual da folha vermelha, um evento que dura 2 dias com trocas de presentes e ceias fartas.

É importante dizer que o mapa de Insular tem o seu equador abaixo do meio do mapa porquê a catalogação de terras e continentes foi feita pelos elfos do sul do continente norte, e eles acharam por bem colocar-se como o centro do mundo conhecido. Portanto esta é uam decisão cartográfica ideológica e etnocêntrica.

[ARK] DIÁRIO

 Diário de Arthur Reese Koller 2 de outubro A bomba caiu no café da manhã: estamos nos mudando pra uma tal de ilha Drauka. Litoral, mar, bri...