domingo, 1 de agosto de 2021

[Insular] Calendário e planeta.


Como explicado no livro básico de Insular, o planeta que dá nome ao cenário é um planeta pequeno que devido a um núcleo ultra-denso e bastante ativo é capaz de ter um campo gravitacional e magnético similar ao da Terra. Insular tem um satélite natural que é uma lua pequena com cerca de 750 km de diâmetro, mas que devido a efeitos de maré acabou se partindo em alguns pedaços sendo chamada pelos "insulanos" de "a lua quebrada", tal evento teria ocorrido a cerca de 12 mil anos atrás.

Outra informação pouco conhecida é que Insular orbita uma estrela pequena, uma anã vermelha, num sistema solar que só tem outros dois planetas além de Insular. Um que é 30% maior que Insular que fica mais próximo da estrela, sendo portanto, muito quente para abrigar vida chamado pelos halflings de Solaru e o terceiro planeta, um gigante gasoso fora da zona habitável, que está muito mais distante do sol que qualquer outro, que é Umbra segundo os estudos dos halflings.

Insular, assim como a Terra tem quatro estações e seu dia dura cerca de 24 horas. Mas diferentemente da Terra, Insular tem apenas 10 meses no ano, que é o tempo que o planeta leva para dar uma volta completa em torno de sua estrela. Os meses são:

1- Solaru ou mês da estrela - período em que o planeta Solaru fica visível dia e noite no céu como uma estrela. Nesse mês os elfos fazem a festa de início do ano que é quando Solaru atinge o zênite, que é o ponto mais alto do céu a festa dura cerca de 1 semana que é o tempo que Solaru ocupa essa posição na abóbada celeste.

2- Brisal - Mês dos ventos frios, marca o início do inverno no continente norte. Embora no sul seja verão, o mês devido ao poder da cultura élfica tem o mesmo nome.

3- Nevália - Mês mais frio do hemisfério norte. Marcado pelo período das nevascas.

4- Mornado - Mês que marca o fim do inverno e início da primavera no hemisfério norte. Nas regiões de clima temperado é a temporada das flores e nas regiões de clima polar e continental, marca o fim das nevascas e ocorrem apenas granizos e ventos frios, como em Brisal.

5- Buquê - Mês que é o auge da primavera, com muitas flores em regiões de clima temperado e temperaturas agradáveis em regiões de clima continental. Nas regiões tropicais tende a ser o mês mais chuvoso.

6- Oceano - Mês do oceano é o mês onde os dias começam a ficar quentes e soalheiros e é também o mês das marés altas, onde a lua quebrada fica mais próxima de Insular e, portanto, tem seu efeito gravitacional mais forte. Marca o início do verão.

7- Veraneio - Mês mais quente do ano no hemisfério norte, marca o auge do inverno no sul.

8- Mormaço - Marca o fim do verão no hemisfério norte e início do outono. 

9- Pomar - Auge do outono no hemisfério norte e auge da primavera no hemisfério sul. É o mês das frutas e é onde tende a ocorrer as festas da colheita.

10 - Umbra - mês em que Insular alcança o ponto mais distante em relação a sua estrela. Os dias ficam menos luminosos e começa a queda de temperaturas. No fim do mês Solaru já começa a ficar visível no horizonte. Marca o fim do outono no hemisfério norte, também chamado de mês das folhas vermelhas, onde os humanos aslameristas comemoram o aparecimento de Aslameru no extremo-sul com o ritual da folha vermelha, um evento que dura 2 dias com trocas de presentes e ceias fartas.

É importante dizer que o mapa de Insular tem o seu equador abaixo do meio do mapa porquê a catalogação de terras e continentes foi feita pelos elfos do sul do continente norte, e eles acharam por bem colocar-se como o centro do mundo conhecido. Portanto esta é uam decisão cartográfica ideológica e etnocêntrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[ARK] DIÁRIO

 Diário de Arthur Reese Koller 2 de outubro A bomba caiu no café da manhã: estamos nos mudando pra uma tal de ilha Drauka. Litoral, mar, bri...